EU CAÍ, EU CRESCI E ME SINTO REI

Por Tiago Lima - 15.8.19
Fotografia de Olívia Vieira para o projeto "Agosto 30/30" do Limoções 2019.
Ainda tenho ao meu lado a imagem cultivada pelo o olhar da distorção. Ao lado do que eles querem ver, eu não passo de uma mera sombra. A imagem que eles desenharam caminha torta, caminha cega, caminha muda e sem direção. Não consigo reconhecer a pessoa que eles querem ver, assim como ainda não compreendo a expectativa que eles projetam sobre suas próprias ilusões. Sou pequeno e invisível perto daquilo que eles cultivam.

Sou rei da minha própria caminhada e senhor da jornada que trilhei. Não é difícil olhar para trás e ver que por todo lugar que passei a coroa encontrava-se na minha cabeça. Reinei livre e pungente, construí castelos e liderei guerras importantes, semeei paz e cultivei as flores do meu jardim. Eu caí, eu cresci e fui rei. Ao lado da imagem que eles enxergam, eu sigo sendo a majestade. Eles ignoram o meu reinado e vivem longe do meu reino por não poderem fazer parte do meu desencanto. Vivo uma história não encantada que é narrada pelas vitórias que venci, pelas vezes que me levantei e por todas as lágrimas que derrubei. Meu reinado não pode ser visto por aqueles que insistem em tentar me fazer plebeu, em tentar me trancar nas masmorras e me empurrar para a guilhotina.

Assumo meu papel de majestade sentado no trono que me pertence, e olho calmamente para a revolução que se levanta constantemente para me tirar do trono. Não temo o medo, assim como não temo pela segurança do império que construí. Ouço os burburinhos, vejo o olhar de raiva e atrapalho a articulação da oposição. Aqueles que me enxergam como rei fraco e caído não conseguem perceber que não dependi de ninguém para erguer o meu reinado. Construí minha história vivendo cada nova decepção, vivendo cada nova traição, vivendo cada nova tristeza e vivendo cada nova incerteza. Felizmente meu sangue real é incontestável e a legitimidade da minha coroa não pode ser questionada.

Talvez seja mais fácil aceitar que eu caí, eu cresci e me sinto rei. 

Você está no eixo editorial

Agosto 30/30

Explore mais produções deste eixo em nosso acervo.

Acessar Eixo Completo

Você está no eixo editorial

Escritos

Explore mais produções deste eixo em nosso acervo.

Acessar Eixo Completo

Nota de Apoio e Permanência

Manter o Limoções como um espaço de pensamento crítico exige recursos. Sua contribuição financeira é o que impede a interrupção deste trabalho.

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários