1 REAL

By Tiago Ferreira - 22.11.20

O despertar acontece sem a ajuda do despertador. Abre os olhos, olha para o teto, respira. Mais um dia tem que começar. A necessidade é imperativa. Levanta da cama, olha o relógio, se prepara para a vida. Tem que ser, tem que viver, tem que sonhar, tem que se arrumar. Amarra o cabelo, coloca os óculos, olha para espelho sem encarar o cansaço. Café na xícara, dois goles, três goles, quatro goles, fim. Arrumado, como ontem, como anteontem, como semana passada. A estrada já é uma velha conhecida. Hoje volta a se questionar se realmente vale a pena estudar. Estuda, trabalha. Estuda, dupla jornada. Estuda, cansaço. Estuda, opressão. Estuda, alforria.

O direito ao amanhecer é seu também. Mas, infelizmente, já não reconhece mais os direitos que tem. Dá trabalho ser além das estatísticas, de ser além da opressão. Observou a vida passar por quem não tem do que reclamar. Silenciou. Ficou quieto. Sabe das suas próprias limitações. Compreende as dores que sustenta, mas perdeu a força de questionar. Pensa, pensa, pensa, pensa e pensa. A quem realmente corresponde o direito de viver a vida? O amanhecer de hoje é o mesmo de ontem. O café de hoje é o mesmo de anteontem. O reflexo evitado, a voz calada, a caracterização da vida. É de horror que se vive, é de horror que se alimenta, é por falta de opção que viabiliza o sustento.

Cansaço, cansaço, cansaço, cansaço. Não terminou de ser, não escolheu ser, não foi quem quis ser, não realizou o sonho que sonhou, ainda não compreende o que passou. Quieto, silenciado, cansado. Fim do dia, tira o sapato. Solta o cabelo, olha no espelho. Um boleto está pago, dois boletos estão pagos, três boletos estão pagos. Ainda escolheu o diploma. Salvou os seus objetivos mais uma vez. Se reforçou a necessidade de ser além. Para quem se interessa, além do fim, além da tragédia, além da fome, além do medo. A conta bancária ainda define o valor da sua vida. Seu dia se resumiu em salvar para si 1 real. 

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários