TIRA O OLHO DA MINHA RELAÇÃO IMPERFEITA

By Tiago Ferreira - 5.1.21


Já faz um certo tempo que escolhi viver com a possibilidade de imperfeição - e o Limoções é a prova de que cursei esse caminho sem volta. Depois de compreender a comercialização da alegria, a superficialidade de uma vida regada por ostentação - e nesse aspecto podemos incluir fatores materiais e imateriais -, de compreender que nada está imune ao desgaste e nada escapa da faca amolada que é a realidade, tive a chance de crescer, de ser grande. Parte da minha vida fui influenciado pela imposição fatídica que me obrigava a permanecer buscando coisas inalcançáveis. Fui empurrado para longe da minha condição de humano por uma religião, por uma percepção deturpada do meu corpo, por rejeição engendrada nos meus trejeitos, por vestir e carregar uma personalidade e já cheguei a ser silenciado em relações duvidosas. Ué, se somos todos perfeitos, como pude ter sido influenciado a rejeitar as minhas próprias imperfeições? Não, eu não vivenciei tudo isso mergulhado apenas em solidão. Felizmente, tive a chance de vivenciar muitas pessoas, de me ver diante do olhar do outro, de ouvir as considerações que detinham ao meu respeito e de viver a contestação saudável - ou não - da minha natureza.
Já que a vida não é perfeita, eu não sou perfeito, a alegria não é eterna, a dor não dói para sempre, a tristeza não é eterna, a solidão pode ser compreendida e experienciada, ninguém carrega toda a sabedoria do mundo e nada pode ser considerado estático e limitado, assim são as relações. Relacionar-se com alguém está longe de ser algo passível apenas de romantização e poesia. Não existem relações perfeitas, apenas aceite isso.

A imperfeição pode ser aceita por cada um de nós, mas você é obrigade a aceitá-la? Não, não é. Ao decorrer de nossas vidas temos a chance de nos tornarmos melhores, de crescer, de florir, de aprender e de simplesmente explorar nossa condição de humanos. Ainda diante da possibilidade de evolução, temos a chance de errar, de cair, de se machucar, de se entristecer e de se sentir cansado de viver - e tudo isso já deveria ser o bastante para você compreender que relações perfeitas são simplesmente um mito que você criou para se proteger - ou proteger algo que queria que fosse verdade. Eu, pessoa que escreve esse texto, sou capaz de te garantir que perfeição não constrói, não cura, não faz crescer, não viabiliza o aprender e não garante a eternidade. Não fui capaz de descobrir que ser imperfeito é algo saudável sozinho, como já disse linhas acima, então fui buscar companheirismo para referenciar e identificar a imperfeição. Eu não estou só, não estou lutando contra a futilidade do mundo sozinho, não estou vivenciando minhas amarguras sozinho e não estou permanecendo em pé, em um mundo que tenta constantemente me fazer esquecer que sou gente, sozinho. Construí relações que não foram capazes de suportar a realidade que fingíamos não ver, construí relações que foram colocadas num falso pedestal e viabilizei a morada para quem não merecia conviver no mundo imperfeito que criei para mim. Falar sobre a imperfeição não está relacionado com a fato de que as pessoas não querem saber sobre as suas próprias sombras. Falar sobre defeitos, sobre falhas, sobre deméritos e sobre a visão negativa das coisas é tão importante quanto seus antônimos. Se empoderar e se cuidar também significa que você precisa estar seguro para contestar, para ajudar a contestar e para moldar suas referencias. Foi um processo dolorido, mas, felizmente, minha companhia de imperfeição tem nome, endereço e WhatsApp. 

Agora, falando ainda sobre defeitos e insatisfações, a quem é atribuído o direito de contestação diante do que defino como relação saudável, relação de amor, relação de irmandade e simplesmente algo que me é importante? Se você não questiona por preocupação, por se importar e por querer ser incluíde, quem te disse que sua opinião importa? Bastava que os olhares fossem capazes de perceber o crescer e o evoluir para que tudo fosse constantemente questionado. Relacionar-se é estabelecer exclusividade àquela convenção que você desenvolve e sustenta com determinada pessoa e/ou grupo, então, pelo menos eu não devo estar louco, somente quem vivencia aquilo é capaz de ponderar a respeito. Vejamos, se você reconhece seu lugar e sabe que o vínculo com alguém requer recíproca, investidas, diálogo, percepção, importância e empatia, o que te faz acreditar que está capacitade a questionar algo que não vivencia? Carrego comigo certezas e limites que me auxiliam a perceber a linha tênue entre a noção e a mesquinharia. Sou homem de respeito, cidadão consciente do seu lugar, sou criatura regada por uma percepção que está em constante desenvolvimento, sou ser iluminado, sou dono da banca e sou capaz de perceber que só contesto algo em que tenho poder e saber o suficiente para contestar - logo não carrego vínculo com quem esteja abaixo disso. Sou dono do meu próprio posicionamento, sou defensor das minhas causas e não negocio minha dignidade. Aproveitando que chegamos ao ponto em que cito minha dignidade, só me relaciono com que entende que ela não pode ser negociada, não pode ser afrontada e jamais perseguida. O que é dignidade para mim? É ser respeitado. É vivenciar o respeito sendo atribuído ao meu caminhar. É saber que minhas relações são referencia, são importantes e incontestáveis. Aliás, posso tirar relações do plural, pois faz parte de mim olhar o mundo por olhos verdes quando não sou capaz de abrir meus próprios olhos. Não devo pluralizar minhas relações, pois estou aqui em defesa de um amor que tem nome, de uma amizade que tem história, de uma relação que foi alicerçada em sinceridade e imperfeição. Faz parte da minha vida poder contar com a atenção de quem realmente tem necessidade em me ouvir. Faz parte da minha existência ouvir quem enfrenta inúmeros obstáculos para falar. Faz parte de mim ser visto por quem tem prazer em me olhar com admiração e reverência. Faz parte da recíproca devolver amor ao amor. Eu sou simplesmente amado e devolvo esse amor à altura. 

Invejar, cobiçar e desejar experimentar o que tenho a chance de viver é fruto daquilo que você não pôde construir. Pega sua frustração e enfie no cú.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários