CONSTRUÇÃO DE MIM - NAIARA PEREIRA

By Tiago Ferreira - 4.2.21

Estamos em constante absorção, em atenção ininterrupta sobre tudo que nos rodeia. Estamos sempre buscando as investidas do mal, traçando uma rota segura para evitar possíveis armadilhas, para conseguir vislumbrar em segurança o nascer do novo dia. Estamos dispostos a naturalizar o medo tornando-o uma arma razoavelmente eficaz contra aquilo que se esconde no desconhecido. Mas, se pararmos para analisar, aquilo que não conhecemos não possui grandes chances de se mesclar ao que somos e/ou seremos amanhã?


Em Construção de mim¹, Naiara Pereira nos chama a atenção para a percepção que obtemos de nós diante das pequenitudes e grandezas da vida, do cotidiano e das construções que projetamos para aquilo que nos tornaremos amanhã. Estamos habituados a cultivar o crescer com base em experiências e vivências que podem se basear em expectativas que necessitam de outrem para serem validadas. Com o passar do tempo deixamos de lado a serenidade do aprender para compor imposições que a coragem exige para que sejamos capazes de desfazer o que precisa ser desfeito em nossa natureza. Vamos perdendo a noção de crescimento com base em processos naturais, processos necessários, processos que nem sempre precisam ser justificados. Naiara Pereira nos chama a atenção para as causas que precisam de fato serem ouvidas, experienciadas e valorizadas em nossa busca pelo florescer.

CONSTRUÇÃO DE MIM - NAIARA PEREIRA

Há quem diga que é preciso

Correr para alcançar,

A vida precisa de pausas

Para amar.


Não é preciso pressa para ser,

Nem tampouco correr para ter.

O coração precisa de pausas

Para um fruta do pé apanhar.


Não tenha azáfama de mudar

Mas tenha coragem para se amar.

A tempestade não vem para te fazer parar

Mas para lhe ensinar a dançar.


Respira fundo,

Aquieta a alma.

Você conseguirá silenciar seus medos,

Realizar seus sonhos.


Sorria.

O verbo que te faz é AMAR.

Avante! Avante!

A esperança lhe convida para FLORIR.


Crescer não é sobre considerar que os processos necessários serão fáceis ou não doerão em cada pedacinho de nós. Mas, de contrapartida, precisamos voltar a considerar o crescer como um processo que possui duas faces: aquela que incomodará e aquela que será prazerosa. Estamos condicionados a encarar tudo que esteja para além da nossa zona de conforto com muita relutância, com medo e com maus olhos. Tudo que envolve os sentidos e sentimentos para o novo deve ser visto com grande importância, porém precisamos voltar a considerar o crescer como um ferramenta de expansão de consciência que possui uma vasta gama de pluralidade.

Naiara Pereira nos traz o verbo amar como uma referencia válida para o enfrentamento de tudo que se opõe ao que somos e/ou pretendemos ser. Para além da simples superficialidade da visão comercial do amor, considerar esse verbo como uma roupagem necessária para o nosso cotidiano nos permite validar o autocuidado, a relevância e importância que precisamos atribuir ao que somos hoje. Como é do conhecimento de todos nós, uma planta não cresce saudável se não possuir os nutrientes necessários para isso. Assim somos nós: corpos que precisam ser regados, precisam ser adubados e precisam receber luz para permanecerem em pé. O verbo amar, utilizado de maneira certeira no poema, nos faz enxergar a importância que possuímos em qualquer um dos processos que envolvam o semear, o germinar, o crescer e o florir. O cuidado, por natureza, envolve sentimentos como o amor e seus derivados. É importante que consigamos desmistificar o crescer e seus processos para viabilizarmos a coragem como uma das inúmeras ferramentas de desconstrução e autoanálise.
__________________________________________

A partir de hoje trarei algumas reflexões e análises de poemas que compõem a Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea "Além da Terra, Além do Céu" Vol. III do Grupo Editorial CHIADO Books publicado em 2018. Não pretendo estabelecer uma imposição cronológica para as publicações, mas quero que elas aconteçam com frequência. É importante lembrar que eu também estou publicado nessa edição da antologia e esse livro - em toda sua grandeza - significa muito para mim.

________________________________________

¹ Construção de Mim de Naiara Pereira compõe o Vol. III da Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea do Grupo Editorial CHIADO Books. Disponível na página 126 da edição publicada em 2018.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários