SIGNIFICAR

By Tiago Ferreira - 29.2.24


E percorrer a vida por meio de lembranças também motiva a memória a retomar a busca por significados que fortaleçam os motivos existenciais de sermos quem somos. A gente não precisa de muita coisa para cair em pensamentos que podem significar a retomada de sensações, de angústias, de medos, de vontades e até mesmo de sorrisos. Apesar de as lembranças boas serem mais difíceis de serem acessadas, temos com a gente a certeza de que elas estão lá. Nostalgia, saudade, vontade de reviver e anseios por voltar em momentos que significaram. É sobre significar, dar sentido ao que é sentido, percebido, recebido e memorizado. 

Talvez não seja viável relembrar ou retomar determinadas lembranças, mas já parou para pensar que aquilo que evitamos é o que mais nos chama a atenção? Olhar para aquilo que evitamos pode ser desconfortável, mas também possui significados. Temos uma pergunta nesse parágrafo e eu gostaria de dizer que não adianta postergar o encontro (ou reencontro) com uma sensação deixada de lado. E percorrer a vida por meio de lembranças também nos ensina que resistir ao desconforto ou ressignificar aquilo que tomamos como evitável é algo que vai acontecer. Seja num dia de melancolia, num dia de introspecção, num dia de solidão ou num período de humor rebaixado, a memória se fortalece diante daquilo que nos possui significados. 

Se pensarmos numa conexão, veremos que estamos conectados com o nosso passado, mas não estamos sendo alimentados por ele. A gente sai do nosso local de conforto todos os dias, mesmo que não pareça. Não estamos estagnados no mesmo local, significando a mesma coisa para o universo. Tenho certeza de que você, assim como eu, se sente diferente de ontem e possui uma conexão via lembrança daquilo que significou ontem e anteontem. Estamos em composição e essa é a uma aventura em que percorremos a vida por meio de lembranças que possuem o poder de instigar nossa memória e projetar nosso passos para aquilo que vem como amanhã.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários