A PAZ AFAGA

By Tiago Ferreira - 27.8.23

Eu sei o que vejo diante do espelho, mas mas não posso ver aquilo que não está diante de mim. São tantos de mim que eu não temo, pois não há razões para temer o que fui para mim. Sou o que significo para mim, então não tive o interesse de ouvir os significados poderiam ser para mim. Tão pequeno quanto um botão de rosas e tão colorido quanto um beija-flor, eu não destemi aquilo que tinha que me causar medo.

"[...}Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir as armadilhas da mata escura

Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim (NASCIMENTO, 1981)"


Me vejo longe do lugar que estive, assim como me vejo distante do lugar que queria estar, mas onde chegarei se parar de andar? Ando por compreender que a vida é aquilo que dura, aquilo que perdura em sorrisos, que circunda a esperança do amanhã e potencializa a história de mim que ainda nem escrevi. A busca pela paz se cruza com a guerra. A guerra faz da paz o principal objetivo. Cotidiano de guerrilheiros cansados, de soldados com mentes cansadas e corpos pesados. A paz afaga aqueles que se deslocam da guerra e que permanecem percorrendo o lutar. A gente sabe onde chega quem se vê diante do espelho e sabe o que gostaria de dizer.

As possibilidades são infinitas, mas um único colchão comportou a dimensão. Palavras não ditas, pôr-do-sol não fotografado, café requentado, um comprimido de antidepressivo. Amontoa todos os saberes para treinar os jeitos, os sorrisos, o caminhar, o falar e tudo aquilo que será lido por quem observar a excentricidade que apenas recobre a vida. Todos os dias um dia desconhecido nasce e pensamos que nos conhecemos o bastante para sermos os mesmos de ontem. Se o dia nasce, a gente nasce com ele. O que descobrimos no nascimento de hoje?

________________________

NASCIMENTO, Milton. Álbum: Caçador de Mim, 1981. Canção: Caçador de Mim - Composição: Luiz Carlos Sá e Sérgio Mafrão. Disponível: Spotify. 2023. 


  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários