APREENDER NA APREENSÃO

By Tiago Ferreira - 15.9.23


Agora juntamos nossas coisas, mas deixamos em exposição aquilo que precisa ser apreciado. Não temos muito a ofertar, mas aquilo que temos é capaz de alimentar a alma. As palavras são atemporais - verdade que já aceitamos -, mas elas ainda não chegam a todes os corações. Somos o sal da terra, a brisa do mar, o aquarelista fazendo retratos. O mundo pesa, mas a escrita não tem pacto com o pesar. Agora juntamos nossas coisas porque fomos mais que um espetáculo incrível. Decorar roteiros que não haviam sido escritos, improvisar em cenas que ainda não haviam sido ensaiadas e permanecer em um palco contracenando com outros protagonistas. Um espetáculo sem direção, mas que deu espaço para a apreensão daquilo que carecia ser apreendido.

O que acontece depois que a gente percebe que nunca esteve preparade, mesmo quando acreditou que estava? Vamos seguir o caminho consciente das nossas próprias limitações e sempre evocando a memória para revigorar os aprendizados. Aprender é um porre e apreender é mais difícil ainda. Vamos cometer o mesmo equívoco vezes o suficiente para conseguirmos manjar sobre o assunto. De longe veio a expectativa de que cresceríamos sábios, tanto que o homem explora o aprendizado diariamente a partir daquilo que já sabe. Apreender talvez seja a tarefa mais complicada nessa vida louca e a apreensão tem critérios específicos para ser efetivada ao decorrer das histórias de cada um de nós. Só fica em nós aquilo que nos pertence - e eu já disse isso por aqui no mínimo uma dúzia de vezes. Então, encarando o apreender como uma consequência do aprender, iremos perder tempo tentando tirar lições de coisas, situações e pessoas que não deveriam ser transcritas em nossas histórias.

Uma verdade sobre o apreender que quase ninguém verbaliza em alto e bom som é: ninguém quer apreender. Quando estamos no processo de absorção, também estamos em outros processos. A dor ativa e o adormecer da dor acontecem simultaneamente, já reparou? Estamos aprendendo e desaprendendo ao mesmo tempo. Como apreender se ainda estamos aprendendo? A resposta está na simplesmente proposta da vida: o viver. Não existirão fórmulas mágicas e nem manuais. Mais uma verdade que deve ser apreendida aqui nessa conversa é: ninguém precisa aprender de primeira e nem apreender na terceira.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários