DOIS ANOS APÓS "E A PRIMAVERA ERA DEPOIS DE AMANHÃ..."

By Tiago Ferreira - 7.10.17

"E A PRIMAVERA ERA DEPOIS DE AMANHÃ..." é um trabalho fotográfico idealizado por mim, Tiago Lima, e realizado em parceria com Olívia Vieira. Esse trabalho foi publicado aqui no Limoções em 28 de setembro de 2015 e, dois anos depois, decidi falar sobre o que mudou desde lá.

"E a Primavera era depois de amanhã..."

Lembro-me como se fosse ontem como a inspiração para esse ensaio chegou até mim. O Limoções estava prestes a nascer e eu, como sempre ansioso e zeloso por tudo que me dedico a fazer, buscava trabalhar para fazer com que a estreia do que apelidei como "o projeto da minha vida" fosse inesquecível. Foi exatamente nesse momento da minha vida que percebi que o inesquecível para mim estava na simplicidade de cada coisa. Quando entendi esse meu contentamento pelo simples e objetivo, pude acreditar que o meu primeiro trabalho fotográfico para o Limoções deveria ser algo que transparecesse isso logo de cara. Eu já conhecia o lugar, que inclusive me tocou poeticamente desde a primeira visita, e era somente contar para a Olívia, que na época era a fotógrafa oficial do LM, e fazer acontecer. E assim foi!

"E a Primavera era depois de amanhã..."

Poesia! "E A PRIMAVERA ERA DEPOIS DE AMANHÃ..." sempre foi pura poesia, tanto que para discorrer a justificativa do trabalho escolhemos um poema bem famoso de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa; "Quando vier a primavera".

O que acontecia comigo naquele momento? O que mudou?

Estar em meio a natureza sempre foi para mim uma espécie de recurso de fuga. Sempre que eu precisava corria para o meio do mato sem pensar duas vezes e lá - sozinho - eu tinha a certeza de que não estava só. Dois anos atrás fui submetido a uma série de situações que desconstruíram e destruíram muita coisa em mim. Eu estava em um estado em que viver não era mais viável e nem uma opção. O pior de tudo é que eu não conseguia e nem me arriscava a procurar ouvidos amigos para desabafar sobre meus tormentos, porque eu me atribuía uma culpa por tudo que tinha me acontecido sem ser de fato culpado e, por isso, passei a temer o olhar das pessoas. Foi justamente durante esse período que nasceu a ideia do LM e, posteriormente, a ideia do trabalho fotográfico. Essas fotos me mostram bem sereno e bem conectado com vida porque nesse momento eu busquei na natureza um recurso que eu já conhecia: a capacidade de regeneração e a possibilidade de continuar seguindo um curso se adaptando a todas as mudanças. Minha imagem aliada àquele trabalho - naquele momento - sempre contemplou a proposta de Alberto Caeiro que consistia em nos fazer entender que "a vida tem que seguir independente de qualquer coisa" e que "o mundo não pretende parar de girar porque não estamos bem". Parece ruim e fria a proposta do autor, mas ela me trouxe até aqui.
  "E a Primavera era depois de amanhã..."

dois anos depois de entender e aceitar essa interpretação, continuei a buscar na natureza aquele mesmo recurso - a fuga - e ela tem me mostrado que pode e quer me entregar muito mais que isso. Comecei a ver vida como aquela "luz no fim do túnel", pois existem períodos que sou assombrado por lembranças sombrias demais e em outros momentos sou submetido a novas dores que me fazem perder o sentido, então, quando estou prestes a morrer, consigo enxergar nessa luz a força para continuar.Também escolhi continuar acreditando na premissa de Alberto Caeiro, tanto que vários laços foram rompidos nesses dois anos com pessoas que eu pensei que não viveria sem e continuo aqui - vivinho da silva. De lá pra cá investi bastante nessa visão e tenho aprendido e apreendido muito, não com as pessoas, mas com cada detalhe que a natureza de cada coisa deixa visível nos momentos difíceis. É incrível como esse trabalho me mostrou como uma primavera tímida que caminhava para ser pomposa e colorida. Hoje eu consigo dizer que caminhei direitinho para essas cores e toda essa riqueza. Sou naturalmente um curso que seguiu e continuará seguindo, porque, mesmo vivendo cada inverno meu no hoje, serei primavera depois de amanhã.


Obrigado por ter lido até aqui. Se você se identificou com algum ponto desse texto, deixe um comentário. Vou gostar pra caramba de conhecer sua história ou sua opinião!

Vamos conversar um pouco? Me siga no Instagram @cajuzice


  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários