POR QUE LER POESIA?

By Tiago Ferreira - 9.9.18

Fotografia capturada por Jade Tresca.
A poesia é alimento para a alma. É algo feito para sentir. Não é necessário entender, é necessário apreciar e, possivelmente, sentir-se acolhido e/ou confortado. A poesia consegue se conectar diretamente com a alma e, por decorrência, causa o efeito de identificação e até mesmo de provocação. Os parâmetros poéticos seguem tendencias e regras estabelecidas por grandes autores e por movimentos literários importantes, mas veremos por aqui que nem sempre a fôrma é a fórma em que a poesia se apresenta.

Nunca foi necessário ser um grande e renomado autor para conseguir compreender a poética de uma poesia. Não é necessário conhecer com afinco os elementos que compõem uma escrita desde que você se permita ser alcançado pelo conceito e tema abordado. Em suma, a poesia tem uma interpretação subjetiva quando lida sem conhecimento prévio sobre as causas da sua criação, mas nem sempre a subjetividade dá vasão para a interpretação. Aqui no Limoções, por exemplo, temos poemas que falam sobre causas e lutas que fazem parte de uma pluralidade, e esse recurso atribui para essa estrutura poética uma espécie de interpretação popular de causa e efeito.

Causa: o autor compreende e/ou viveu determinada situação.
Efeito: aquele discurso (ou fonte de inspiração) alcançará aqueles que se identificarão pelas vivencias ou experiencias apresentadas.

Quando se fala de pluralidade dentro da poesia, falamos de estruturas mais diretas, ou seja, de uma escrita mais limpa que não faz muito uso de sentimentos e dizeres escondidos em entrelinhas. A poesia de luta é aquela que vai de encontro com a dor, coloca o dedo na ferida e traz uma gama de desabafos. Essa poesia contemporânea que cutuca e desperta tem ido ao desencontro das poéticas populares que romantizam a dor e o sofrer de um povo ou de uma pessoa. A poesia é arma e é o recurso mais direto e plural de indagação, critica e desabafo representando a sede de justiça ou de mudança de uma determina classe ou grupo de pessoas. A poesia - nesse contexto - constrói uma ponte direta entre o autor e seu leitor, abrindo espaço para a criação de laços e de agregação de valores.

A escrita em versos e estrofes dá a liberdade necessária para discorrer sobre inúmeros temas e possibilidades. Para a poesia nenhum sentido ou sentimento é pequeno ou grande demais. Os poemas geralmente nos alimentam de cultura ou simplesmente confortam nossas dores. Até mesmo aqueles que são escritos para romantizar a dor nos provocam identificação. Ver a vida vestindo a poesia é um dos trabalhos mais difíceis que eu - Tiago Ferreira - poderia ter enfrentado ao decorrer desses anos como escritor. Não é fácil ler a dor ou a alegria e utilizá-las para norteador a escrita poética. Usar os sentimentos propostos pela vida para declamar poesia é uma das tarefas mais belas realizadas mestricamente por diversos autores, mas apropriar-se desse recurso para falar sobre suas individualidades realmente vai de desencontro com o que eu tive que aprender.

A poesia é arma, é ódio, é amor, é alegria, cura, dor, veneno, remédio e tudo que o leitor precisa ela entenderá ou provocará. Utilizar o recurso poético para distribuir pensamentos é o que eu tenho optado por fazer. Escolhi construir uma espécie de estética que logo de cara provoque o meu leitor. A poesia vive onde nada mais parecia estar vivo, e poder ter noção disso me auxiliou na compreensão de que a estrutura resultante da minha dor ou do meu simples desabafo fala mais sobre quem chegará para me ler do que sobre eu mesmo. Tenho a consciência de que falo sobre o que acredito e meus escritos poéticos trazem uma diversidade muito rica em acontecimentos e sentimentos que dialogam com qualquer pessoa pelo entorno do globo terrestre. Ter a consciência de que não escrevo para mim ou somente sobre mim tem me proporcionado uma perspectiva inovadora sobre a poética.

A poesia é arma e deve ser usada. Porque a poesia vai além das palavras.



Hey,

Com base nesse contexto, informo que amanhã - segunda-feira, 10 de SET de 2018 - inicia-se o projeto SET Poético. Esse projeto tem o objetivo de fazer e de falar sobre poesia. Poesia que veste o ódio, o rancor, a esperança, o medo e - acima de tudo - o orgulho por ser quem é. Provocar e questionar é um papel importante da escrita, logo a poesia também tem a obrigação de contribuir para que vozes falem e sejam ouvidas.

SET Poético apresentará um novo post e um novo poema todos os dias até o final do mês de setembro. Construir um Limoções cada dia mais plural é o objetivo de quem escolheu falar e lutou contra a possibilidade de ser silenciado. ✌✊✊✊

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários