SÉRIE FOTOGRÁFICA: SINGELA ARTE SACRA

By Tiago Ferreira - 17.12.15

Arte Sacra e Arte Religiosa são dois termos completamente diferentes; Arte Sacra é ligada ao culto sagrado e a Arte Religiosa é a produção e/ou propagação da arte humana relacionada a uma divindade.

Singela Arte Sacra

Como foi contado na minha biografia, sou apaixonado por essa questão monumental, até lutei por essa causa quando participei do Portal Jovens Historiadores (PJH). e foi inspirado por essa paixão que dei inicio a capturas de imagens relacionadas a monumentos da zona rural do Município de Pedra Bela, no interior do Estado de São Paulo.

Singela Arte Sacra
Singela Arte Sacra

Segundo o dicionário; a palavra singela quer dizer "simples, sem ornamentos, sem luxo, único..."

Singela Arte Sacra Singela Arte Sacra

A simplicidade dessas construções são marcantes. Os monumentos são cuidados pelos próprios moradores daquele local e nenhum deles recebe proteção do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, mas são tão bem preservados que dispensam essa "proteção" imaginária.

Singela Arte Sacra Singela Arte Sacra

Essas foram as primeiras capturas dessa série fotográfica relacionada à minha paixão monumental. Você pode visitar o acervo fotográfico do PJH que ainda continua disponível no Flickr e conferir algumas capturas de vários monumentos. Se interessou por Pedra Bela? Vou deixar um mapa aqui e se você quiser se aventurar é só seguir em frente.

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários