INFLUENCIAS MUSICAIS 🎵JULHO

By Tiago Ferreira - 27.7.18

A música une o mundo, contesta, influencia, conforta e forma opiniões. Não seria possível viver sem ela. Então a partir de agora vou compartilhar minhas influencias musicais todo final de mês.

Simbora falar sobre as canções que me alcançaram no mês de julho.



Canções formadoras de Opinião 🎶

francisco, el hombre - Triste, Louca ou Má

Uma música completamente importante e que apresenta para debate um tema completamente relevante: a cultura machista. Colocando a mulher como o centro de suas vontades, a canção dialoga sobre a quebra dos parâmetros preestabelecidos pela sociedade mediante aos comportamentos e ações da mulher. A letra é tão rica em contestações que o trecho "só mesmo rejeita/bem conhecida receita/quem não sem dores/aceita que tudo deve mudar" causa um arrepio sem precedentes.

Ainda não conheço nada a respeito do/s compositor/es e interprete/s da música, mas é simplesmente incrível o conteúdo que a produção carrega tanto em sua letra quanto no seu visual.


Emicida - Boa Esperança

É óbvio que não é de agora que os trabalhos do Emicida me alcançam, me influenciam, me confortam e me representam! Emicida é considerado o "embaixador" das ruas por justamente falar o que muitos precisam ouvir. Ainda falarei mais sobre seus trabalhos por aqui, mas hoje vou falar sobre a canção incrível e completamente importante para o cenário atual do país: Boa Esperança.

A canção é uma espécie de "aviso" sobre a possibilidade real de guerra por reivindicação de respeito e reconhecimento que nós exigimos desde sempre, além de escrachar a luta de classes e a discriminação descarada dentro da sociedade. Boa Esperança era o nome de um navio negreiro e Emicida traz esse título para complementar as referencias históricas da letra de sua canção. Eu gostaria de falar bem mais sobre essa música, então prometo fazer um post somente para ela. Se liga na importância do trecho "E os camburão o que são?/Negreiros a retraficar/Favela ainda é senzala jão/Bomba relógio prestes a estourar".



O roteiro, direção e conceito do visual dialogam completamente com sua letra. O visual foi dirigido por dois importantes diretores: João Wainer (do documentário Junho) e Kátia Lund (de Cidade de Deus).

Bia Ferreira - Cota Não é Esmola

Ainda não tive a chance de conhecer mais sobre a artista dessa música, mas seu estilo e seu conteúdo conseguiram dialogar comigo, com o que sinto ou como já me senti. Com um violão e um microfone, Bia faz seu discurso e conta sua história com profundidade e com as criticas ponderadas e inseridas em momentos certos. Sua dissertação é completamente intensa e real e - com toda a certeza do mundo - vai de encontro com o ativismo negro no Brasil. "Não deixe calar nossa voz", diz Bia num certo trecho da canção.

Realmente a canção é um manifesto. É um aviso sobre o resultado da nossa luta: "nasce milhares dos nossos cada vez que um nosso cai".



IZA e Rincon Sapiência - Ginga

Iza vem crescendo dentro do cenário da musica brasileira e recentemente lançou seu primeiro álbum "Dona de Mim". O single "Ginga" - derivado do seu primeiro álbum - é uma canção que exalta a cultura afro. Num visual completamente inovador e com uma fotografia incrível, Iza traz a capoeira e os orixás como elementos chaves para dialogar com a cultura black. A letra da canção também levanta uma serie de diálogos sobre luta e empoderamento.

Nesse single a participação do rapper Rincon Sapiência tece a narrativa da letra de forma a exaltar o encontro de dois gêneros musicais importantes no Brasil: o pop e o rap. Iza vem na contramão e traz conteúdo em seu trabalho, diferente dos grandes nomes da música no cenário atual.



Para curtir 🎶

Essa lista é para curtir a saudade, o ritmo, a batida, o visual ou simplesmente dançar.









Essas foram as canções que me alcançaram durante o mês de julho. Você tem alguma sugestão? Conhece alguns desses trabalhos? Interaja comigo pelos comentários. Quero saber sua opinião!

Hey, você viu que o projeto "Agosto 30/30" já teve sua agenda divulgada? Clique aqui para ver!

  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários