SÉRIE FOTOGRÁFICA: A NATUREZA VIVA EM TRANSFORMAÇÃO

By Tiago Ferreira - 12.3.16

FASE 1 - Bragança Paulista, São Paulo, Brasil - 11 de dezembro de 2014.
  DSC_0048DSC_0031

Com dezoito anos na época, tive a ideia de realizar comigo mesmo uma sessão fotográfica. Eu nunca fui uma pessoa que apreciava a arte de ser fotografada, mas parece que algo dentro de mim começava a mudar... Senhoras e senhores, apresentamos hoje o primeiro post da série fotográfica "A Natureza Viva em Transformação":

DSC_0028 DSC_0061


Se eu não tivesse sido eu no passado,
não conseguiria ser eu como sou hoje.

Se eu não tivesse caído e tropeçado,
não sei como me manteria em pé hoje.

Se eu não tivesse sofrido e chorado,
não sei como estaria lúcido hoje.

Se eu não lutasse e não me revoltasse,
não sei como me encontraria vivo hoje.

Se eu não tivesse construído ou destruído,
na minha vida não existiria espaço.

Se eu não tivesse sido fotografado,
não saberia dizer quem é aquele fantasma do passado.


DSC_0024

Não me recordo de ter vivo muitos momentos felizes em dois mil e quatorze, mas me lembro de estar rodeado de pessoas. Não sei dizer ao certo se eu estava feliz no dia dessas capturas, mas quando analisei cada uma delas percebi um jovem meio perdido e desorientado. Na verdade, durante um bom tempo da minha vida me senti perdido e desorientado.
  DSC_0023 (2)

Eu sempre gostei do estilo monocromático, o preto e branco das fotografias, mas naquele passado eu ligava esse modo de captura com sentimentos tristes. Tudo na minha vida era preto e branco, mas não era de uma maneira boa...

O contato com a natureza estará, por diversas vezes, nitidamente presente, porém eu não estava conectado com a forma viva das coisas: eu era um verdadeiro zumbi. No auge da minha adolescência e no final do meu ciclo escolar, eu mal sabia o porquê de estar vivo.
  DSC_0022 (2)DSC_0012

Confesso que sempre fui bom em fazer uso de diversas máscaras e, por decorrência, não colocava para fora minhas angustias por não conseguir ser eu verdadeiramente. Sofri e depositei minhas tristezas em lugares e pessoas errados/as.
  DSC_0073

A NATUREZA VIVA EM TRANSFORMAÇÃO: hoje sei que sou vivo, tenho vida e respiro vida. O nome da nossa série fotográfica é totalmente dedicado à mim e às minhas mudanças. Veremos nos próximos posts outros trabalhos fotográficos que, assim como esse, tiveram como fotógrafa minha querida amiga Olívia Vieira. Apresentaremos trabalhos que ficaram guardados por muito tempo e farei os devidos comentários sobre minhas lembranças do que fui e do que sou hoje. Vamos brincar de contrastes?




  • Compartilhe:

VEJA TAMBÉM ESSES DAQUI

0 comentários